EDITORIAL


   Nesta última edição do século escolhemos "Desafios da Bioética no século XXI" como o principal tema do Simpósio, com o intuito de aprofundar alguns assuntos que devem ocupar o centro das discussões bioéticas. Com esse objetivo, pautamos para o presente número uma quantidade mínima de artigos sobre diferentes áreas temáticas que enfocassem desde a valorização do conceito de vulnerabilidade até a reflexão de possíveis e prováveis dilemas éticos resultantes da utilização dos acelerados progressos da biotecnologia.

   A revista Bioética conclui importante etapa de existência ao completar sete anos de periodicidade semestral e indexação junto à Base de Dados LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe de Informações em Ciências da Saúde). No transcurso desses anos, acolhemos a colaboração das diferentes linhas de pensamento dos articulistas, bem como as críticas e sugestões dos leitores.

   Desta forma, as áreas temáticas dos Simpósios abrangeram os aspectos bioéticos da AIDS, dos pacientes terminais, do aborto, do erro médico, das pesquisas envolvendo seres humanos e o ensino da ética dos profissionais de saúde. Foram também enfocados outros assuntos, a exemplo da política demográfica, a ética da ética dos profissionais de saúde. Foram também enfocados outros assuntos, a exemplo da política demográfica, a ética da alocação de recursos em saúde, a ética e genética, os limites da autonomia do paciente, o papel dos Comitês de Ética Institucionais e, na última revista, a bioética e a eutanásia.

O CONSELHO EDITORIAL