O Problema das Decisões Médicas Envolvendo o Fim da Vida e Propostas para Nossa Realidade

Autores

  • Délio José Kipper

Resumo

O autor expõe a prática das decisões envolvendo o fim da vida nos países do Hemisfério Norte, especialmente os de origem anglo-saxônica. Refere os dilemas éticos mais freqüentes com pacientes criticamente doentes. Caracteriza as modalidades do morrer nas UTIs. Coloca seu posicionamento acerca da situação de pacientes em morte encefálica, pacientes terminais, pacientes em estado vegetativo permanente e persistente e conclui com uma proposta que se adeqüe às particularidades de um país paternalista, menos ancorado nas teorias do principialismo e inclinado por uma ética das virtudes.

Biografia do Autor

Délio José Kipper

Doutor em Medicina, professor da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), vice-presidente da Sociedade Brasileira de Bioética (2005- 2007)

Publicado:

2009-11-03

Downloads

Como Citar

1.
Kipper DJ. O Problema das Decisões Médicas Envolvendo o Fim da Vida e Propostas para Nossa Realidade. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 3º de novembro de 2009 [citado 16º de abril de 2024];7(1). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/294