Visão bioética na quarentena no contexto da covid-19: revisão integrativa

Autores

Resumo

Este estudo busca relacionar as questões bioéticas acerca da quarentena como ferramenta de mitigação da pandemia de covid-19 na sociedade. Trata-se de revisão integrativa da literatura, seguindo os critérios da Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses nas etapas pertinentes. A busca foi realizada nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, PubMed e SciELO, procurando textos publicados entre 2019 e 2020, em inglês, espanhol e português. Dentre os artigos identificados, sete foram selecionados para compor este trabalho, sendo dois dos Estados Unidos, dois da Espanha, um da Finlândia, um da Austrália e um de Bangladesh. Os estudos ressaltam que, apesar de a quarentena e o isolamento serem as únicas estratégias conhecidas até o momento, é necessário desenvolver políticas que levem em consideração os princípios bioéticos, focando, por exemplo, populações em situação de vulnerabilidade social, que necessitam de suporte para estabelecer tal medida.

Palavras-chave:

Bioética. Covid-19. Pandemia.

Biografia do Autor

Italo Emmanoel Silva Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Fisioterapeuta pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Especialista residente em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Mestrando pelo programa de pós-graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Laís Sousa dos Santos Farias, Mestranda pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, Bahia, Brasil

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Mestranda em Enfermagem e Saúde pelo Progrma de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Geovana dos Santos Vianna, Mestranda plea Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Mestranda em Enfermagem e Saúde pelo Progrma de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Sérgio Donha Yarid, Professor Doutor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professor permanente do Programa de pós-graduação em Enfermagem e Saúde - Mestrado e Doutorado, Jequié, Bahia, Brasil. Departamento de Saúde I.

Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professor permanente do Programa de pós-graduação em Enfermagem e Saúde - Mestrado e Doutorado, Jequié, Bahia, Brasil.

Charles Souza Santos, Professor Doutor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Departamento de Saúde II.

Professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Saúde Coletiva, membro do grupo de pesquisa em Representações Sociais da UESB, Jequié, Bahia, Brasil.

Cezar Augusto Casotti, Professor Doutor Titular do Curso de Odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Departamento de Saúde I.

Professor Doutor Titular do Curso de Odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e docente permanente do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Enfermagem e Saúde, Jequié, Bahia, Brasil.

Como Citar

1.
Silva IES, Farias LS dos S, Vianna G dos S, Yarid SD, Santos CS, Casotti CA. Visão bioética na quarentena no contexto da covid-19: revisão integrativa. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 6º de julho de 2022 [citado 28º de março de 2024];30(2). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/2860