EDITORIAL


O atual número da revista Bioética oferece aos leitores o Simpósio sobre Eutanásia. Convém ressaltar a importância do tema levando-se em consideração as grandes divergências em torno do assunto, e a importância que as decisões do final da vida despertam em medicina clínica.

Desta forma, o enfoque multidisciplinar e a profundidade do conteúdo dos artigos publicados são as características fundamentais desse Simpósio.

Por ocasião da publicação do Vol. 1 nº 2 - 1993 de Bioética foram abordados vários aspectos versando sobre o término da vida sem que fosse analisado especificamente a Eutanásia, o que fazemos agora, como resultado do amadurecimento do tema por parte da sociedade nos últimos anos.

Dentre os artigos avulsos, o Conselho Editorial selecionou dois relacionados à autonomia do paciente e um terceiro que trata de reflexões bioéticas na ciência, saúde e cidadania.

A revista Bioética espera continuar contribuindo na discussão crítica e construtiva nas diversas áreas do conhecimento humano traduzindo a inquietação e os anseios frente aos mais distintos conflitos éticos no campo das ciências biológicas.

O CONSELHO EDITORIAL