Nutricionistas e cuidados paliativos no fim de vida: revisão integrativa

Autores

Resumo

O suporte nutricional nos cuidados paliativos visa melhorar a qualidade de vida do paciente por meio do controle de sintomas associados à alimentação, priorizando os desejos do indivíduo. Há controvérsias quanto à real contribuição da alimentação para o conforto de pacientes em cuidados paliativos na terminalidade de vida, e ainda é preciso esclarecer as competências específicas do nutricionista nessa área. Tendo em vista essas lacunas, a presente revisão integrativa objetiva conhecer como nutricionistas atuam com pacientes em cuidados paliativos no fim de vida. A amostra final foi composta por sete artigos que apontam diferenças entre o cuidado nutricional convencional e em cuidados paliativos e apresentam dilemas bioéticos relacionados à alimentação. Conclui-se que é preciso conhecer melhor o modo de atuar dos nutricionistas na assistência paliativa. Mais estudos sobre o tema devem ser desenvolvidos, considerando não só aspectos nutricionais, mas também o caráter simbólico da alimentação. 

Palavras-chave:

Ciências da nutrição. Nutricionistas. Dieta. Cuidados paliativos na terminalidade da vida.

Biografia do Autor

Ginetta Kelly Dantas Amorim, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Nutricionista, graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com mestrado em Psicologia pela UFRN.

Geórgia Sibele Nogueira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 

Psicóloga. Doutora em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da USP/FMUSP- USP/SP. Mestre em saúde coletiva pelo IMS UERJ/RJ. Docente do departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Coordenadora do LETHS-UFRN (Laboratório de Estudos em Tanatologia e Humanização das práticas de Saúde)

 

 

Como Citar

1.
Amorim GKD, da Silva GSN. Nutricionistas e cuidados paliativos no fim de vida: revisão integrativa. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 21º de setembro de 2021 [citado 24º de abril de 2024];29(3). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/2757