Ética médica nas Faculdades Integradas do Norte de Minas: percepção do estudante

Autores

Resumo

Está cada vez mais evidente que a reflexão sobre ciências humanas e deontologia é necessária para a formação mais abrangente do estudante de medicina, visando preparar não apenas profissionais tecnicamente capacitados, mas também humanizados. Diante disso, e a fim de seguir as diretrizes curriculares nacionais atuais, as Faculdades Integradas do Norte de Minas instituíram módulo no sexto período de medicina chamado “Humanidades, Bioética e Antropologia Médica”. Objetivando avaliar a percepção de alunos sobre o ensino de ética nessa instituição, esta pesquisa aplicou questionário a estudantes do sétimo ao décimo períodos do curso de medicina. O instrumento contava com perguntas sobre a estruturação do módulo e o ensino de ética. Os resultados evidenciaram a proposta inovadora do módulo e a importância da ética médica na grade curricular no sentido de contribuir para a formação de médicos mais humanos.

Palavras-chave:

Teoria ética. Bioética. Educação médica. Humanização da assistência. Antropologia.

Biografia do Autor

Dayse Gabrielle Pereira Xavier Silveira, FUNORTE

Medicina - FUNORTE

Como Citar

1.
Xavier Silveira DGP, Leal Goulart RC, dos Santos Neto PE dos SN. Ética médica nas Faculdades Integradas do Norte de Minas: percepção do estudante. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 5º de abril de 2021 [citado 25º de abril de 2024];29(1). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/2719