Perspectivas bioéticas sobre tomada de decisão em tempos de pandemia

Autores

  • Mario Antonio Sanches Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
  • Thiago Rocha da Cunha Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
  • Sergio Surugi de Siqueira Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
  • Jose Eduardo de Siqueira Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Resumo

Resumo Este artigo busca identificar contribuições da bioética para enfrentar conflitos relacionados à tomada de decisão em tempos de pandemia. Trata-se de texto elaborado a partir de reflexões pessoais dos autores em diálogo com a literatura de diferentes perspectivas da bioética. Com fundamento em relatos históricos, argumenta-se que, durante epidemias, a sociedade passa a atuar em modo de excepcionalidade, o que exige argumentação mais apurada para se posicionar ante os conflitos que surgem. Analisam-se então diferentes vertentes teóricas – principialismo, personalismo, utilitarismo e bioética social –, recolhendo de cada uma elementos que podem nortear a tomada de decisão. Com base nessas contribuições, propõem-se parâmetros para a atuação dos profissionais da saúde, reconhecendo igual valor em cada vida humana, com o propósito de salvar o maior número de pessoas possível. Por fim, aponta-se para a responsabilidade de agentes políticos. 

Palavras-chave:

Pandemias. Bioética. Justiça. Pessoalidade.

Biografia do Autor

Mario Antonio Sanches, Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Mário Antônio Sanches, doutor em teologia com pós-doutorado em bioética. Docente titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, atuando no Programa de Pós-graduação em Bioética, Curitiba, Paraná, Brasil.

Thiago Rocha da Cunha, Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Doutor em Bioética.Docente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, atuando no Programa de Pós-graduação em Bioética, Curitiba, Paraná, Brasil.

Sergio Surugi de Siqueira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Doutor em Farmácia. Docente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, atuando no Programa de Pós-graduação em Bioética, Curitiba, Paraná, Brasil.

Jose Eduardo de Siqueira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Doutor em Medicina. Docente titular do Curso de Medicina da PUCPR, atuando no Programa de Pós-graduação em Bioética, Londrina, Paraná, Brasil

Como Citar

1.
Sanches MA, Cunha TR da, Siqueira SS de, Siqueira JE de. Perspectivas bioéticas sobre tomada de decisão em tempos de pandemia. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 21º de setembro de 2020 [citado 20º de abril de 2024];28(3). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/2676