Atuação da equipe de saúde nos cuidados paliativos pediátricos

Autores

Resumo

Por meio de revisão narrativa da literatura, este artigo discute e suscita reflexões a respeito das relações de cuidado estabelecidas entre criança, família e equipe de saúde no contexto dos cuidados paliativos pediátricos. Compreende-se que o adoecimento crônico implica desequilíbrios físicos, sociais, psicológicos e espirituais para a criança, todavia uma doença grave que ameaça a vida ultrapassa os limites do seu corpo e repercute também no âmbito familiar e afetivo, de modo que a família, engendrada historicamente como responsável pelo cuidado, também necessita de atenção em saúde.
Portanto, este texto debruça-se sobre o sofrimento sociofamiliar, reforçando a compreensão humanizada, ensejada pelos cuidados paliativos, de paciente e família como uma unidade de cuidados.

Palavras-chave:

Cuidados paliativos. Família. Relações profissional-família. Cuidado da criança. Humanização da assistência.

Biografia do Autor

Wesley Coelho da Silva, Escola Superior de Ciências da Saúde

Assistente social graduado pela Universidade de Brasília e residente em Cuidados Paliativos pela Escola Superior de Ciências da Saúde.

Elainne Maria da Silva Rocha, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal - SES/DF

Assistente social, graduada pela Universidade de Brasília. Pós-graduada em Atendimento Integral à Família pela Universidade Veiga de Almeida. Servidora da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, atuando como assistente social, referência da Pediatria


Como Citar

1.
da Silva WC, Rocha EM da S. Atuação da equipe de saúde nos cuidados paliativos pediátricos. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 14º de dezembro de 2021 [citado 28º de março de 2024];29(4). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/2606