Ortotanásia na formação médica: tabus e desvelamentos

Autores

Resumo

A ortotanásia refere-se à suspensão de métodos artificiais que prolongam a vida de um paciente sem perspectivas de cura. Trata-se de uma questão complexa, já que para muitos profissionais da saúde a morte é considerada um fracasso, de modo que é necessário abordar a temática em meio acadêmico.
Diante disso, este trabalho visa entender a perspectiva de docentes de medicina sobre a ortotanásia. Para tanto, o estudo traz uma investigação qualiquantitativa realizada entre maio e julho de 2019 com docentes do curso de medicina de uma universidade federal do Norte do país, por meio de questionário on-line. Os resultados mostram que o tema não é bem abordado na formação médica, sendo essencial uma didática mais consistente sobre ortotanásia em meio acadêmico.

Palavras-chave:

Educação médica. Assistência terminal. Morte. Medicina.

Biografia do Autor

Narra Perdigão Cota de Almeida, Universidade Federal do Amapá- UNIFAP

Acadêmica de Medicina

Pablo Henrique Cordeiro Lessa, Universidade Federal do Amapá- UNIFAP

Acadêmico de Medicina- UNIFAP

Rosiana Feitosa Vieira, Universidade Federal do Amapá-UNIFAP

Acadêmica de Medicina- UNIFAP

Anna Valeska Procopio de Moura Mendonça, Universidade Federal do Amapá- UNIFAP

Psicóloga. Especilista cuidados paliativos. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Docente no curso Medicina da Universidade Federal do Amapá- UNIFAP.

Como Citar

1.
de Almeida NPC, Lessa PHC, Vieira RF, de Moura Mendonça AVP. Ortotanásia na formação médica: tabus e desvelamentos. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 14º de dezembro de 2021 [citado 28º de março de 2024];29(4). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/2596