Limitação terapêutica para crianças: revisão sistemática sobre final de vida

Autores

Resumo

Resumo Esta revisão sistemática visa identificar dificuldades enfrentadas por profissionais no manejo clínico de crianças em final de vida. Para tanto, realizou-se busca de artigos científicos nas bases de dados SciELO e LILACS por meio dos descritores “limitação de suporte terapêutico”, “terminalidade” e “medidas de conforto”, combinados com o descritor “crianças”. Do total de 102 trabalhos completos encontrados, nove contemplaram os critérios de inclusão para a amostra do estudo. Os resultados apontam dificuldades em relação à tomada de decisões e à limitação terapêutica de pacientes infantis. Conclui-se que, quando se sentem melhor preparados para trabalhar com questões referentes ao processo de morte e morrer, os profissionais podem prestar um cuidado mais humanizado a pacientes e familiares.

 

Palavras-chave:

Cuidados paliativos na terminalidade da vida. Criança. Direito a morrer. Atitude frente a morte. Pessoal de saúde.

Biografia do Autor

Daniela Trevisan Monteiro, Universidade Federal de Santa Maria

Psicóloga, Pós-doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria, bolsista PNPD/CAPES. Doutora em Psicologia Social e Institucional, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com bolsa CAPES. Mestra em Psicologia - ênfase em psicologia da Saúde, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com bolsa CAPES. Pós-graduada em Criança e Adolescente em Situação de Risco (2009) e Pós-graduada em Psicologia Clínica - Escutas da Infância (2007), pela Universidade Franciscana (UFN). Membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde - NEIS, linha de pesquisa Psicologia da saúde e tanatologia.

Aline Cardoso Siqueira, Universidade Federal de Santa Maria

Psicóloga, graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Psicologia com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS e Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS, com estágio sanduíche na University of Connecticut. É membro da equipe de pesquisadores do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (Laprev/UFSCar), realizando pesquisas relacionadas à maternidade, adoção, institucionalização de crianças e práticas educativas parentais. Atualmente, realiza Pós-doutorado no Laprev/UFSCar.  Atualmente, atua como docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria/RS e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFSM.

Danusa Scremin Rolim, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em PSICOLOGIA pela UFN Universidade Franciscana (2012). Aperfeiçoamento em Terapia Cognitivo-Comportamental. Pós-graduação em andamento - Especialização em Psicologia Cognitivo-comportamental pela Cognitivo WP. Membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde - NEIS. Atualmente é psicologa clinica na Clínica Amya: Saúde e Estética. 

Heloisa Toledo da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Atualmente está cursando Psicologia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É presidente da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal de Santa Maria (LAGG). É membro do Laboratório de Avaliação e Clínica Cognitiva (LACCog). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Bolsista de iniciação científica no Programa: PIBIC/CNPQ/UFSM (2018-2019).

Como Citar

1.
Monteiro DT, Siqueira AC, Rolim DS, da Silva HT. Limitação terapêutica para crianças: revisão sistemática sobre final de vida. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 3º de janeiro de 2023 [citado 19º de abril de 2024];30(4). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/2555