Eutanásia sob a perspectiva da bioética e clínica ampliada

Autores

  • Rubens Bedrikow Unicamp

Resumo

Eutanásia sob a perspectiva da bioética e clínica ampliada Rubens Bedrikow
Resumo “Eutanásia” significa causar óbito rápido e indolor ou não o evitar, visando aliviar o sofrimento do paciente quando a morte é entendida como melhor bem ou menor mal. “Clínica ampliada” diz respeito à expansão do objeto de interesse clínico, ocupando-se não apenas da doença, mas também e sobretudo do sujeito singular. O objetivo deste trabalho é analisar a eutanásia a partir da bioética ampliada. Para isso, utilizou-se trecho do romance Anne Prédaille, do escritor francês Henri Troyat, no qual a personagem principal provoca a morte da mãe aplicando dose elevada de morfina. O fragmento mostra a eutanásia como questão de sujeitos com histórias de vida singulares que se inter-relacionam, e não como a passagem asséptica da vida para a morte. Concluiu-se que a bioética deve considerar a história das pessoas envolvidas no processo da eutanásia. 

Palavras-chave:

Palavras-chave, Eutanásia. Bioética. Medicina clínica. Medicina na literatura.

Biografia do Autor

Rubens Bedrikow, Unicamp

Residência em Clínica Médica. Mestrado e doutorado em Saúde Coletiva. Docente do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Área de Medicina de Família e Comunidade.

Como Citar

1.
Bedrikow R. Eutanásia sob a perspectiva da bioética e clínica ampliada. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 21º de setembro de 2020 [citado 26º de abril de 2024];28(3). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/2546