Bioética Empírica e Moral Craft

Autores

Resumo

São examinados os conceitos “Bioética Empírica” e “Moral Craft” conforme a exposição de Michael Parker.  A bioética fundamentada apenas em princípios puramente teóricos mostra-se incapaz de resolver adequadamente conflitos de cunho ético. A moral só pode ser compreendida no contexto real em que as pessoas vivem. Ambos os axiomas motivam entre outros o surgimento da bioética empírica. A etnografia, a demografia, as ciências sociais e os dados empíricos são elementos imprescindíveis para o seu desenvolvimento. Trata-se de aprender e de resolver através da prática diária, dos êxitos e dos erros, de soluções que foram adquiridas e validadas na prática.   Moral craft é o conjunto de princípios e de valores morais elaborado    de forma individual ou coletiva, imprescindíveis para a análise, o estudo e a pesquisa de um caso ou problema.  O moral craft como é apresentado por Parker revela o caráter que aperfeiçoa a ética empirista.

Palavras-chave:

Ética. Bioética. Empirismo.

Biografia do Autor

Joaquim Clotet, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grnade do Sul - PUCRS

Diplomado em Língua Inglesa - Universidad de Barcelona (1972), graduação em Filosofia e Letras - Universidad de Barcelona (1972) e doutorado em Filosofía y Letras - Universidad de Barcelona (1980). Doutor Honoris Causa, Dr. H. C., Dalhousie University, Canadá (2013). Após Doutorado, realizou estudos no Kennedy Institute of Ethics, Georgetown University, na Universidade Gregoriana de Roma e na Universidade de Warwick. Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre (2004-2016). Visiting Fellow, Exeter College, Universidade de Oxford, 2017. Pós-Doutorado, Universidade de Oxford, 2017, bolsista da Capes. Áreas de concentração: Ética e Bioética.

Como Citar

1.
Clotet J. Bioética Empírica e Moral Craft. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 5º de abril de 2021 [citado 26º de abril de 2024];29(1). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/2506