Consentimento por telefone: otimização do recrutamento de participantes de pesquisas

Autores

  • Lívia Loamí Ruyz Jorge Paula Hospital de Câncer de Barretos http://orcid.org/0000-0003-2270-604X
  • Mateus Frederico Paula Santa Casa de Misericordia de Barretos
  • Levon Badiglian-Filho A.C. Camargo Cancer Center

Resumo

O consentimento informado objetiva proteger a autonomia de potenciais participantes de pesquisas, fornecendo as informações necessárias para a decisão sobre participar ou não. Este estudo relata uma experiência de processo de consentimento informado via telefone. Houve sucesso no contato telefônico com mais de 90% das pacientes elegíveis; 1,16% entenderam as informações fornecidas, mas não aceitaram participar da pesquisa; e 0,70% recusaram dar o consentimento por telefone e pediram que o termo de consentimento fosse enviado por correio. Participaram do estudo mulheres de todas as regiões do país. A maioria tinha algum procedimento marcado em um dos hospitais pesquisados para pelo menos 62 dias após a data da ligação. Os resultados mostram que o consentimento por telefone pode ser um método alternativo de recrutamento de pacientes, tendo em vista a alta taxa de adesão dos participantes e a redução no tempo de coleta de dados. 

 

Palavras-chave:

Consentimento livre e esclarecido. Termos de consentimento. Pesquisa. Neoplasias.

Biografia do Autor

Lívia Loamí Ruyz Jorge Paula, Hospital de Câncer de Barretos

Doutora em Oncologia pelo A.C. Camargo Cancer Center. Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo. Atualmente atua como coordenadora de projetos no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital de Câncer de Barretos.

Mateus Frederico Paula, Santa Casa de Misericordia de Barretos

Especialista em Farmácia Clínica e Neuropedagogia. Atualmente é líder da Farmácia Clínica na Santa Casa de Misericordia de Barretos.

Levon Badiglian-Filho, A.C. Camargo Cancer Center

Doutor, docente do programa de Pós Graduação e cirurgião do departamento de Ginecologia do Hospital A.C. Camargo Cancer Center.

Como Citar

1.
Paula LLRJ, Paula MF, Badiglian-Filho L. Consentimento por telefone: otimização do recrutamento de participantes de pesquisas. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 21º de junho de 2021 [citado 19º de abril de 2024];29(2). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/2483