Bioética na prática clínica do fisioterapeuta: concepções de docentes e discentes

Autores

Resumo

Trata-se de investigação empírica, descritiva e qualitativa que analisa a abordagem de valores e aspectos humanísticos na graduação de fisioterapia e investiga a percepção de docentes e discentes sobre questões éticas relacionadas ao exercício profissional. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e individuais com o coordenador do curso de fisioterapia de uma universidade pública brasileira, 12 docentes e 24 discentes do último ano do curso. Embora o tema não seja explorado em profundidade na graduação, os entrevistados falaram sobre conflitos éticos referentes à relação com outros profissionais, com pacientes e com o serviço de saúde e à alocação de recursos. Os discentes consideraram que as discussões sobre ética são tratadas apenas de modo implícito, e entre os docentes houve consenso de que é preciso abordar os conteúdos de ética de maneira mais aplicada à realidade da fisioterapia. 

Palavras-chave:

Especialidade de fisioterapia. Bioética. Ensino. Tomada de decisões.

Biografia do Autor

Talita Leite Ladeira, Centro Universitário Estácio Juiz de Fora

Fisioterapeuta. Mestra e Doutora em Bioética, ètica Aplicada e Saúde Coletiva. Professora Adjunta do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora.

Como Citar

1.
Ladeira TL, Koifman L. Bioética na prática clínica do fisioterapeuta: concepções de docentes e discentes. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 21º de setembro de 2021 [citado 24º de abril de 2024];29(3). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/2462