Combati um bom combate, terminei a corrida, mantive a fé

Autores

  • Nathalie da Costa Nascimento Universidade Federal de Santa Maria
  • Miriam Cabrera Corvelo Delboni Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Cuidados paliativos são fornecidos por uma equipe multiprofissional com o fim de promover a qualidade de vida de sujeitos e familiares que enfrentam doenças que ameaçam a continuidade da vida. Como parte dessa equipe, os terapeutas ocupacionais desenvolvem suas ações visando produzir sentidos e sustentar a motivação dos sujeitos. Tomando como base o referencial teórico sobre assistência paliativa, terapia ocupacional e bioética, este artigo relata uma experiência de cuidado de um sujeito em cuidados paliativos em contexto hospitalar. O objetivo é promover a terapia ocupacional como parte importante dos cuidados paliativos oncológicos, tendo em vista que, num contexto de dificuldades e limitações causadas pela doença avançada, as intervenções relatadas se mostraram eficazes. O sujeito do cuidado pôde encontrar um caminho que conferiu sentido a sua história de vida. 

Palavras-chave:

Terapia ocupacional. Cuidados paliativos. Atividades cotidianas.

Biografia do Autor

Nathalie da Costa Nascimento, Universidade Federal de Santa Maria

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui especialização em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde com ênfase na Hemato-Oncologia pelo Programa de Residência Multiprofissional Integrada da UFSM. Atualmente é mestranda do PPG em Gerontologia - UFSM, bolsista de pós-graduação na Coordenadoria de Ações Educacionais/CAED da UFSM, realizando atendimento aos estudantes vinculados aos Núcleos de Aprendizagem e Acessibilidade.

Miriam Cabrera Corvelo Delboni, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp), Especialização em Terapia da Mão e Mestrado em Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Doutorado em Desenvolvimento Regional (UNISC), bolsista Capes. Doutorado Sanduíche na Universidade do Minho ( Braga/Portugal) com bolsa Capes. Docente Adjunto, Classe C, Nível 1 do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ocupando a subchefia do Departamento . Docente da Pós Graduação Reabilitação Físico Motora e do Programa de Mestrado em Gerontologia da Universidade Federal de Santa Maria.É Editora da Revista Saúde CCS e revisora da Revista Cadernos de Terapia Ocupacional UfSCar , Revisbrato, Redes e da Revista Disciplinarium Scientia. Tem experiência na área de Educação e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas,dor crônica, bioética, desempenho ocupacional e reabilitação aplicadas a adultos e idosos atuando nos três níveis de atenção à saúde.

Como Citar

1.
Nascimento N da C, Delboni MCC. Combati um bom combate, terminei a corrida, mantive a fé. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 21º de junho de 2021 [citado 29º de março de 2024];29(2). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/2443