Reflexões sobre o plágio e a fraude em estudos brasileiros

Autores

  • Gildiney Penaves de Alencar Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Geanlucas Mendes Monteiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Alexandra Maria Almeida Carvalho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumo

Este estudo reflete sobre o plágio e a fraude na produção científica brasileira por meio de revisão integrativa de artigos publicados entre janeiro de 2009 e junho de 2019. As publicações foram buscadas nas bases DOAJ, Lilacs, PubMed, SciELO e Web of Science, com os descritores exatos “plagiarism”, “scientific misconduct”, “fraud” e “Brazil”. Com a rápida expansão da internet e o desenvolvimento tecnológico, os casos de má conduta na produção científica aumentaram, ocorrendo, por exemplo, adulteração, invenção ou reutilização de dados, múltiplas submissões, conflitos de autoria e de interesses, publicação “salame” (fracionada) e plágio. Entre as más condutas acadêmicas mais comuns estão a “cola” e o plágio, presentes nos mais diversos níveis de ensino, da educação básica à educação superior.

Palavras-chave:

Plágio. Fraude. Má conduta científica. Manuscrito.

Biografia do Autor

Gildiney Penaves de Alencar, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduado em Educação Física pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB/MS) - Licenciatura (2014) e Bacharelado (2015). Especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo (2016) e em Educação Física Escolar e Inclusiva (2020) pelas Faculdades Integradas de Cassilândia/Instituto de Educação e Pesquisa Alfredo Torres (FIC/IEPAT/MS). Mestre em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste (2020) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor de Educação Física do Quadro Efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, Mato Grosso do Sul (SEMED/CG) e Professor na Universidade Norte do Paraná - Polo Campo Grande (UNOPAR/CG) no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física.

Geanlucas Mendes Monteiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestre em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, 2019. Especialização em Cuidados Intensivos UTI. Graduado em Enfermagem pela Universidade Anhanguera Uniderp, 2011. Possui experiência nas áreas de CTI Adulto, Pronto Socorro, Clínica Médica e Cirúrgica, Atenção Básica de Saúde e Supervisão de Estágios de Enfermagem. Atualmente trabalha na UTI da Santa Casa de Campo Grande - MS.

Alexandra Maria Almeida Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (1995) e doutorado em Biosystems Eng. and Environmental Science - The University of Tennessee (2001). Professora Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e coordenadora do Programa de Pós Graduação (Mestrado e Doutorad) em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro Oeste. Atualmente desenvolve projetos em saúde ambiental, saúde do trabalhador e avaliação de serviços de saúde.

Como Citar

1.
de Alencar GP, Monteiro GM, Carvalho AMA. Reflexões sobre o plágio e a fraude em estudos brasileiros. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 21º de setembro de 2021 [citado 18º de abril de 2024];29(3). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/2435