Ética e autoria nas revistas brasileiras de psicologia

Autores

Resumo

O crédito e a responsabilidade pela autoria científica são assuntos discutidos na literatura nacional e internacional. Em 1978 foi criado o International Committee of Medical Journal Editors, que estabeleceu regras gerais para determinar a autoria em publicações científicas. Ao discutir aspectos éticos da produção científica, este artigo busca apresentar essas diretrizes, bem como o percentual de revistas nacionais de psicologia que as adotam. A partir do sistema da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, foram avaliadas publicações nacionais de psicologia com Qualis A1, A2, B1 e B2. Identificou-se que as políticas editoriais das 292 revistas encontradas, estão em consonância com os critérios de autoria do comitê, sugerindo que publicações nacionais de psicologia evidenciam qualidade e credibilidade por cumprirem regras de responsabilidade pela autoria. 

Palavras-chave:

Ética. Autoria. Psicologia.

Biografia do Autor

Caio Mendes de Freitas, Centro Universitário Estácio Juiz de Fora

Docente no curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora. Especialista em Desenvolvimento Humano e em Nefrologia Multidisciplinar. Mestre e Doutorando em Psicologia pela UFJF. Membro do do Grupo de Estudos e Pesquisas em Neurociências (GEPEN) da UFJF.

Alessandra Ghinato Mainieri, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Psicologia experimental e neuropsicologia (docência e pesquisa), tendo como ênfase a pesquisa em neuroimagem funcional. É docente junto ao Programa de Pós-graduação em Saúde e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saude (NUPES) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Neurociências (GEPEN) da UFJF.

Cláudia Helena Cerqueira Mármora, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Docente no Departamento de Fisioterapia do Idoso, do Adulto e Materno-Infantil - IAM Faculdade de Fisioterapia - UFJF e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia - UFJF. Área de Fisioterapia Neurofuncional. Mestre e doutora em Linguística - UNICAMP. Coordenadora e lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Neurociências (GEPEN) da UFJF.

Como Citar

1.
de Freitas CM, Mainieri AG, Mármora CHC. Ética e autoria nas revistas brasileiras de psicologia. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 22º de setembro de 2021 [citado 29º de março de 2024];29(3). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/2349