Avaliação do clima ético nos serviços de saúde: revisão sistemática

Autores

  • Taís Carpes Lanes Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Carolina de Souza Magnago Universidade Federal de Santa Maria
  • Thais Costa Schutz Universidade Federal de Santa Maria
  • Alessandra Suptitz Carneiro Universidade Federal de Santa Maria
  • Bruna Xavier Morais Universidade Federal de Santa Maria
  • Graziele de Lima Dalmolin Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O clima ético refere-se à perceptibilidade dos profissionais de saúde quanto ao tratamento ético das questões do trabalho. Este estudo buscou identificar as evidências científicas das produções que utilizaram o instrumento Hospital Ethical Climate Survey na avaliação do clima ético. Trata-se de revisão sistemática realizada nas bases de dados Scopus, PubMed e Medline, sendo selecionados 33 artigos. Evidenciou-se que o clima ético foi associado às questões de saúde do trabalhador e avaliado como de moderado a positivo pelos profissionais de saúde. O clima ético foi classificado como positivo para os fatores “pares”, “pacientes” e “gestão”, e como negativo para os fatores “médicos” e “hospital”. Compreende-se a importância da avaliação do clima ético para a sustentabilidade e melhorias do ambiente de trabalho. Neste caso, o Hospital Ethical Climate Survey se apresentou válido e fidedigno ao ser aplicado em serviços de saúde.

Palavras-chave:

Ética. Serviços de saúde. Enfermagem.

Biografia do Autor

Taís Carpes Lanes, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Ana Carolina de Souza Magnago, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Psicologia. Departamento de Psicologia. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Thais Costa Schutz, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Alessandra Suptitz Carneiro, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestre. Professora Substituta do Departamento de Enfermagem. Universidade Federal de Santa Maria, Palmeira das Missões, RS, Brasil.

Bruna Xavier Morais, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Graziele de Lima Dalmolin, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora. Professora adjunta do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Como Citar

1.
Lanes TC, Magnago AC de S, Schutz TC, Carneiro AS, Morais BX, Dalmolin G de L. Avaliação do clima ético nos serviços de saúde: revisão sistemática. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 21º de dezembro de 2020 [citado 29º de março de 2024];28(4). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/2342