Vacinação no Brasil: reflexão bioética sobre acessibilidade

Autores

Resumo

As vacinas têm grande influência na saúde pública por sua efetividade e relação custo-benefício favorável. Entretanto, com o surgimento de novas vacinas indisponíveis na rede pública, torna-se necessário discutir o acesso da sociedade em geral. O objetivo deste trabalho foi identificar o significado da vacinação para a população e médicos, e abordar a questão do acesso à imunização fora da rede pública de saúde, enfatizando a vulnerabilidade social. Foram entrevistados médicos e cidadãos leigos, e os dados foram analisados a partir de metodologia qualitativa exploratória e do discurso do sujeito coletivo. O sistema de vacinas brasileiro foi entendido pelos entrevistados como bom de maneira geral, sendo as principais críticas voltadas à informação e à falta desses insumos. Em relação ao acesso, os dados sugerem correlação com fatores econômicos, o que abre espaço para discussões bioéticas sobre a vulnerabilidade social da maior parte da sociedade que não tem condições de pagar por essas imunizações.

Palavras-chave:

Bioética. Vacinas. Vulnerabilidade social.

Biografia do Autor

Elisa Coutinho Moura, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS) – Pouso Alegre/MG

Acadêmica do curso de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS) – Pouso Alegre/MG.

Camila Rezende dos Santos, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS) – Pouso Alegre/MG

Acadêmica do curso de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS) – Pouso Alegre/MG.

Adriana Rodrigues dos Anjos Mendonça, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS) – Pouso Alegre/MG

Professora Orientadora do Mestrado Acadêmico em Bioética da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). Professora titular de Biologia Celular da Universidade do Vale do Sapucaí – Pouso Alegre/MG.

Dênia Amélia Novato Castelli von Atzingen, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS) – Pouso Alegre/MG

Professora Orientadora do Mestrado Acadêmico em Bioética da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). Professora assistente dos cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade do Vale do Sapucaí – Pouso Alegre/MG.

Como Citar

1.
Moura EC, dos Santos CR, Mendonça AR dos A, von Atzingen DANC. Vacinação no Brasil: reflexão bioética sobre acessibilidade. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 21º de dezembro de 2020 [citado 19º de abril de 2024];28(4). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/2320