Identificação de situações e condutas bioéticas na atuação profissional em saúde

Autores

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar na literatura situações e condutas bioéticas na atuação profissional em saúde. Trata-se de revisão integrativa de artigos científicos indexados nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde e publicados entre 2014 e 2019. Utilizaram-se os descritores “pessoal de saúde”, “prática profissional”, “ética profissional”, “discurso” e “bioética”. Foram selecionados 21 estudos para a discussão, destacando-se cinco categorias de análise: bioética durante a formação profissional; bioética como forma de humanizar a saúde; relações interprofissionais, direitos e deveres de trabalhadores e pacientes; bioética nas decisões que permeiam o início e o fim da vida; e tomada de decisões na saúde. A autonomia do paciente foi o princípio bioético mais abordado em diversas circunstâncias clínicas, especialmente nos dilemas relativos ao fim da vida.

Palavras-chave:

Saúde pública. Saúde. Bioética. Códigos de ética. Competência profissional. Prática profissional. Direitos humanos.

Biografia do Autor

Edison Vitório de Souza Júnior, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. Departamento de Enfermagem Geral e Especializada.

Enfermeiro. Doutorando em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Enfermagem Fundamental. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. Departamento de Enfermagem Geral e Especializada.

Gabriel Aguiar Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasi

Graduando em Enfermagem pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil. 

Cristiane dos Santos Silva, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Jequié, Bahia, Brasil.

Profissional de Educação Física. Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Jequié, Bahia, Brasil.  

Benedito Fernandes da Silva Filho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil.

Enfermeiro. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil. 

Poliana Souza Lapa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil.

Graduanda em Fisioterapia. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil. 

Paloma Dias Duarte, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil.

Graduanda em Enfermagem. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil. 

Eduardo Nagib Boery, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil.

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil. 

Rita Narriman Silva de Oliveira Boery, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil.

Namie Okino Sawada, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil.

Enfermeira. Titular-livre do Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil.

Como Citar

1.
Souza Júnior EV de, Nunes GA, Silva C dos S, Silva Filho BF da, Lapa PS, Duarte PD, et al. Identificação de situações e condutas bioéticas na atuação profissional em saúde. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 5º de abril de 2021 [citado 23º de abril de 2024];29(1). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/2288