Perfil e vozes dos participantes de pesquisas clínicas no Brasil

Autores

Resumo

Este estudo de caso buscou traçar o perfil socioeconômico de participantes de ensaios clínicos em centro de pesquisa brasileiro, analisando suas decisões, motivações e experiências, seu conhecimento sobre riscos, benefícios e cuidados dispensados e o processo de consentimento. Dados de 327 participantes foram coletados, realizando-se entrevistas semiestruturadas com 19 deles. Nas pesquisas executadas no centro estudado houve maior participação de homens, de pessoas com poucos anos de estudo formal e de baixa renda. A maioria é aposentada, não tem assistência privada à saúde e tende a não perceber os efeitos da investigação ou superestimar os benefícios médicos diretos. A busca pelo tratamento médico foi o principal fator que influenciou suas decisões/participação, e a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido não garantiu a expressão da autonomia. Conclui-se que o perfil e o conteúdo dos discursos dos participantes são sensíveis indicadores de vulnerabilidade e desigualdade social.

Palavras-chave:

Relações pesquisador-sujeito. Ensaios clínicos como assunto. Vulnerabilidade social. Equidade em saúde. Fatores socioeconômicos. Ética em pesquisa. Bioética.

Biografia do Autor

Karla Patrícia Cardoso Amorim, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Departamento de Medicina Clínica

Pós-Doutorado em Bioética. Professora Associada II do Departamento de Medicina Clínica da UFRN, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) – UFRN. Vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da Família – UFRN. Professora Colaboradora Programa de Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília.

Volnei Garrafa, Universidade de Brasília. Cátedra UNESCO/ Programa de Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília

Pós-Doutorado em Bioética. Professor Titular do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. Coordenador da Cátedra UNESCO/ Programa de Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília.  Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Alana Dantas de Melo

Médica/pesquisadora formada pela UFRN

Andressa Vellasco Brito Costa

Médica/pesquisadora formada pela UFRN

Gabriella Caldas Leonardo Oliveira

Médica/pesquisadora formada pela UFRN

Heitor Giovanni Lopes

Médico/pesquisador formado pela UFRN,

Eduardo Judene da Silva Pereira

Médico/pesquisador formado pela UFRN

Francisco Ademar Fernandes Júnior

Médico/pesquisador formado pela UFRN

Como Citar

1.
Amorim KPC, Garrafa V, Melo AD de, Costa AVB, Oliveira GCL, Lopes HG, et al. Perfil e vozes dos participantes de pesquisas clínicas no Brasil. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 21º de dezembro de 2020 [citado 24º de abril de 2024];28(4). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/2275