Discussão bioética sobre o paciente em cuidados de fim de vida

Autores

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar fatores que influenciam a tomada de decisõesde profissionais de saúde diante de pacientes em cuidados de fim de vida interna os em unidades de terapia intensiva. Trata-se de pesquisa quantitativa realiza a em dois hospitais paranaenses, entre março e maio de 2018, com amostra de 45 integrantes de equipe multiprofissional. Constatou-se preocupação dos entrevistados em respeitar a autonomia, proteger a dignidade e preservar a qualidade de vida de pacientes e familiares por meio da decisão compartilhada. Porém, a tendência de obstinação terapêutica para cumprir o dever profissional mostrou necessidade de mais discussões e formação em cuidados paliativos para minimizar conflitos éticos. 

Palavras-chave:

Tomada de decisões. Unidade de terapia intensiva. Cuidados paliativos.

Biografia do Autor

Paula Muller Maingué, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Fisioterapeuta, docente do Curso de Fisioterapia da PUCPR, especialista em Geriatria e Gerontologia e Mestre em Bioética pela PUCPR.

 

 

Como Citar

1.
Maingué PM, Sganzerla A, do Prado Guirro Úrsula B, Perini CC. Discussão bioética sobre o paciente em cuidados de fim de vida. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 20º de março de 2020 [citado 19º de março de 2024];28(1). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/2167