Proibição de doação sanguínea por pessoas homoafetivas: estudo bioético

Autores

Resumo

Este estudo teve o objetivo de identificar e discutir aspectos bioéticos que envolvem a proibição de doação sanguínea por pessoas homoafetivas. Trata-se de revisão integrativa da literatura, com abordagem crítico-reflexiva de artigos disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde e publicados entre 2013 e 2018. Foram selecionados sete estudos que contemplaram a temática, a partir dos quais surgiram quatro categorias: “inaptidão para doação de sangue”; “só homossexuais praticam sexo anal?”; “saúde pública ou heterossexismo na saúde?”; e “considerações da bioética principialista para doação sanguínea de pessoas homoafetivas”, remetendo aos quatro pilares da teoria principialista. A bioética promove reflexões sociais, direciona linhas de pensamento ou questionamento e cria novos espaços para discussão do assunto. Os dilemas envolvidos nessa abordagem dizem respeito à negação dos quatro pilares bioéticos aos sujeitos homoafetivos, induzindo maleficência a esse grupo vulnerável e aos receptores do tecido sanguíneo. 

Palavras-chave:

Saúde pública. Homossexualidade. Doadores de sangue. Equidade em saúde. Direitos humanos.

Biografia do Autor

Edison Vitório de Souza Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil.

Graduando em Enfermagem pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil.

Diego Pires Cruz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil.

Enfermeiro. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil.

Uanderson Silva Pirôpo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil.

Fisioterapeuta. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil.

Giovanna Maria Nascimento Caricchio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil.

Fisioterapeuta. Especialista. Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil.

 

 

Bráulio José Ferreira Neto, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Jequié, Bahia, Brasil.

Enfermeiro. Especialista em Administração Hospitalar e Sistemas em Serviços de Saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Jequié, Bahia, Brasil.

Como Citar

1.
Souza Júnior EV de, Cruz DP, Pirôpo US, Caricchio GMN, Silva C dos S, Ferreira Neto BJ, et al. Proibição de doação sanguínea por pessoas homoafetivas: estudo bioético. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 20º de março de 2020 [citado 19º de abril de 2024];28(1). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/1925