A propósito da Sociologia da Ciência: Ensaio sobre a Endogenia Bioética

Autores

Resumo

O ensaio propõe uma discussão sobre a endogenia bioética, definindo-a como uma tendência do campo a uma fundamentação autocentrada e autoreferenciada que tem prescindido da riqueza teórica e metodológica produzida por disciplinas científicas que a antecede e com ela partilha objetos de análise e investigação. Para reagir a essa tendência são apresentadas ideias e conceitos desenvolvidos por algumas das principais correntes da sociologia da ciência, buscando demonstrar a pertinência desses conteúdos para as reflexões bioéticas sobre as práticas científicas, e sobre a geração e difusão de tecnologias em saúde.  Conclui-se que a dissolução da endogenia se dará por disputas tanto de natureza epistemológicas quanto político-institucionais que precisam começar a ser enfrentadas.

Palavras-chave:

bioética, ciência, tecnologia, sociologia, práticas interdisciplinares

Biografia do Autor

Cláudio Fortes Garcia Lorenzo, Universidade de Brasília

Professor Adjunto do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília(UnB); Professor dos Programas de Pós-Graduação em Bioética e em Saúde Coletiva (UnB)

Como Citar

1.
Lorenzo CFG. A propósito da Sociologia da Ciência: Ensaio sobre a Endogenia Bioética. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 21º de março de 2019 [citado 29º de março de 2024];27(1). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/1923