Extubação paliativa em Unidade de emergência: Relato de caso

Autores

  • Julieth Santana Silva Lage Universidade Estadual de Campinas
  • Agatha de Souza Melo Pincelli Faculdade de enfermagem da UNICAMP
  • Jussara Silva Furlan CAISM HC
  • Diego Lima Ribeiro hospital de clinicas da UNICAMP
  • Rafael Silva Marconato

Resumo

As unidades de emergência recebem pacientes mais graves, com doenças agudas ou crônicas, e sujeitos a sequelas ou danos irreversíveis. Nesses casos, priorizam-se cuidados paliativos para oferecer mais qualidade de vida, conforto físico, emocional, social e espiritual, elementos essenciais para o término da vida. Uma das formas de proporcionar maior bem-estar é a extubação paliativa, ou seja, a retirada do tubo orotraqueal, que tem o propósito de evitar o prolongamento do processo de morte do enfermo e aliviar o sofrimento de todos os envolvidos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi refletir sobre essas questões a partir do relato de caso de paciente sujeita a extubação paliativa em unidade de emergência referenciada.

 

Palavras-chave:

Emergências. Cuidados paliativos. Extubação.

Biografia do Autor

Julieth Santana Silva Lage, Universidade Estadual de Campinas

Enfermeira assistencial na unidade de emergencia referenciada do hospital de clinicas da Unicamp. Residencia em urgencia em emergencia pela UNIFESP

Agatha de Souza Melo Pincelli, Faculdade de enfermagem da UNICAMP

Academica de enfermagem da faculdade deenfermagem da UNICAMP.

Jussara Silva Furlan, CAISM HC

Enfermeira na unidade de internação em oncologia e ginecologiado Hospital da Mulher Professor Dr.Jose Aristodemo Pinotti–CAISM HC.

Diego Lima Ribeiro, hospital de clinicas da UNICAMP

Médico da Unidade de Emergência do HC UNICAMP.Especialista em Bioética pela faculdade de ciências médicasda UNICAMP

Rafael Silva Marconato

Diretor de enfermagem da Unidade de EmergênciaReferenciada do HC UNICAMP. Mestre em Ciências da Saúde pela Unicamp, na áreade concentração Enfermagem e trabalho.Doutorado em curso.

Como Citar

1.
Silva Lage JS, Pincelli A de SM, Furlan JS, Ribeiro DL, Marconato RS. Extubação paliativa em Unidade de emergência: Relato de caso. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 19º de junho de 2019 [citado 29º de março de 2024];27(2). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/1847