Do humanismo à ética: concepções e práticas docentes na promoção do desenvolvimento moral do estudante de medicina

Autores

  • Aluisio Serodio
  • José A. Maia

Resumo

Introdução: Atualmente, a formação humanística dos médicos tem sido valorizada e questionada. Objetivos: Analisar expectativas, conscientização, preparo e estratégias docentes para atuar na formação ético-moral dos estudantes de medicina. Método: Aplicação de questionário a profissionais que exercem atividade docente na graduação em Medicina da Unifesp em 2006. Os dados, apresentados por meio de suas frequências relativas, foram submetidos à análise estatística. Resultados: Quase todos os 237 sujeitos que responderam ao questionário estão convencidos que o exemplo docente influencia o desenvolvimento moral dos estudantes. As formas mais indicadas para tanto seriam a discussão de casos e conversas informais. 62,5% dos participantes não percebem um comprometimento efetivo da Unifesp com esta formação. Foi possível observar que, quando comparados a outras categorias, os residentes não percebem esta formação como objetivo da disciplina em que atuam. Comentários finais: Componentes formais e informais; afetivos e cognitivos, podem influenciar a formação éticomoral dos estudantes. As escolas médicas deveriam investir em cinco diferentes frentes.

Palavras-chave:

Ética médica, Educação médica, Desenvolvimento moral

Biografia do Autor

Aluisio Serodio

Médico, especialista em Bioética pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Ensino em Ciências da Saúde pelo Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), relator do Comitê de Ética em Pesquisa da Unifesp, São Paulo, Brasil

José A. Maia

Médico, doutor em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor afiliado do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo, Brasil

Publicado:

2009-10-27

Downloads

Como Citar

1.
Serodio A, Maia JA. Do humanismo à ética: concepções e práticas docentes na promoção do desenvolvimento moral do estudante de medicina. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 27º de outubro de 2009 [citado 29º de março de 2024];17(2). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/167