Suicídio assistido e eutanásia na perspectiva de profissionais e acadêmicos de um hospital universitário

Autores

  • Vitor Bastos Brandalise Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Aline Pertile Remor Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Diego de Carvalho Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Elcio Luiz Bonamigo Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-0226-7070

Resumo

Objetivou-se identificar a atitude de profissionais e acadêmicos de um hospital universitário perante suicídio assistido e eutanásia. O estudo foi desenvolvido por meio de questionário de autopreenchimento e contou com 354 participantes, dentre os quais, 68,1% concordaram com a legalização do suicídio assistido e 73,2% com a legalização da eutanásia para pacientes com doenças terminais. A concordância com a legalização do suicídio assistido ou da eutanásia foi de 46,9% em casos de pacientes com doenças neurodegenerativas progressivas e de 30,8% em casos de tetraplegia. Em casos de doenças terminais, se legalizados, 45% dos participantes cometeriam suicídio assistido, 57% solicitariam eutanásia, 36,5% auxiliariam suicídio assistido e 39,9% auxiliariam eutanásia. Conclui-se que a ampla aceitação da legalização da eutanásia e do suicídio assistido entre os participantes enfatiza a necessidade de se ampliar a discussão sobre o tema entre a população e novos estudos serão necessários para motivar eventuais mudanças na legislação brasileira.

Palavras-chave:

Suicídio assistido. Eutanásia. Direito a morrer. Atitude frente à morte. Bioética.

Biografia do Autor

Vitor Bastos Brandalise, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutorando do curso de Medicina

Aline Pertile Remor, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Mestrado em Biociências e Saúde.

Diego de Carvalho, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Mestrado em Biociências e Saúde.

Elcio Luiz Bonamigo, Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Médico oftalmologista em Joaçaba, professor de Bioética e Oftalmologia da UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina,  doutor em Bioética.

Como Citar

1.
Brandalise VB, Remor AP, de Carvalho D, Bonamigo EL. Suicídio assistido e eutanásia na perspectiva de profissionais e acadêmicos de um hospital universitário. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 22º de junho de 2018 [citado 19º de março de 2024];26(2). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/1649