Processo de morrer em unidade de terapia intensiva pediátrica

Autores

Resumo

A vivência da equipe de enfermagem em unidade de cuidados intensivos pediátrica não é suficiente para aceitar a morte de uma criança, que gera sentimentos como culpa, fracasso e negação da morte. O objetivo deste estudo foi discutir como os profissionais de enfermagem lidam com o processo de morte e morrer, e identificar os impactos causados na assistência durante esse processo nas unidades de cuidados intensivos pediátrica. Optou-se pelos métodos qualitativo e exploratório-descritivo, utilizando a análise de conteúdo proposta por Bardin. Conclui-se que existem algumas lacunas importantes no processo da enfermagem ao lidar com a morte e o morrer na pediatria. Lidar com essas questões é extremamente doloroso e requer busca por educação permanente em saúde.

Palavras-chave:

Unidade de terapia intensiva pediátrica. Enfermagem. Morte.

Biografia do Autor

Priscila dos Santos Neris de Souza, Faculdades Pequeno Príncipe

A vivência recorrente da equipe de enfermagem em UTIP não é suficiente para aceitação da morte de uma criança, pois geram sentimentos como culpa fracasso e negação da morte. O objetivo deste estudo foi discutir como os profissionais de enfermagem lidam com o processo de morte e morrer em UTIP; Identificar os impactos causados na assistência durante o processo de morte e morrer nas UTIP. A metodologia escolhida para a realização da pesquisa foi à qualitativa e o método exploratório-descritivo, utilizado analise de conteúdo proposto por Bardin. Concluímos que existem algumas lacunas importantes no processo da enfermagem em lidar com a morte e morrer na pediatria. Lidar com esse processo é algo extremamente doloroso e requer a busca por uma educação continuada

Como Citar

1.
de Souza P dos SN. Processo de morrer em unidade de terapia intensiva pediátrica. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 20º de março de 2018 [citado 23º de abril de 2024];26(1). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/1416