Contribuições para planejamento e avaliação do ensino da bioética

Autores

  • Sergio Rego Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Pesquisador Titular http://orcid.org/0000-0002-0584-3707
  • Marisa Palácios Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Estudos em Saúde Coletiva

Resumo

O propósito deste artigo é refletir sobre ensino da bioética e sua avaliação em graduações e pós-graduações da área da saúde, considerando seus possíveis objetivos educacionais. Conteúdos, métodos e técnicas de ensino devem ser apropriados para o nível de formação em que o aluno está inserido. Ressalta-se a importância dos conteúdos teóricos, a chamada “caixa de ferramentas” da bioética, que devem ser adequados ao nível de formação e aos objetivos. Chama-se atenção para a distinção entre competência em ética e competência moral. Discute-se o papel do docente e do ambiente de ensino na formação do pensamento crítico e dialógico.

Palavras-chave:

Bioética. Educação. Métodos-Avaliação educacional. Docentes.

Biografia do Autor

Sergio Rego, Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Pesquisador Titular

Médico, doutor em saúde coletiva, pesquisador titular da Ensp/Fiocruz, Pesquisador 1D do CNPq, Coordenador Geral do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva.

Marisa Palácios, Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Estudos em Saúde Coletiva

Médica, professora associada do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Saúde Coletiva pelo IMS?UERJ e doutora em ciências da engenharia pela Coppe/UFRJ.

Como Citar

1.
Rego S, Palácios M. Contribuições para planejamento e avaliação do ensino da bioética. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 1º de agosto de 2017 [citado 29º de março de 2024];25(2). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/1375