Violência e saúde: uma perspectiva psicanalítica

Autores

  • Roberto Guido Girola

Resumo

A Roberto e Guido, meus irmãos ceifados ainda crianças pela violência nazista, cujo nome carrego como símbolo da Fênix que renasce das cinzas do ódio.


O artigo investiga o fenômeno da violência em suas manifestações individuais e coletivas e sua relação com as características constitutivas do psiquismo humano. Uma vez destacados os funcionamentos psíquicos e ideológicos que levam ao ocultamento da violência, o autor analisa como o fenômeno é abordado por Freud na carta dirigida a Einstein. Nela, Freud analisa a inevitabilidade da violência, uma vez que se estabelece o estado de direito a partir da estrutura psíquica que envolve os instintos de vida e de morte. A teoria psicanalítica sobre a agressividade é aprofundada com as contribuições de Melanie Klein e Donald W. Winnicott, que introduzem algumas mudanças significativas de perspectiva, apontando para a importância da agressividade no desenvolvimento saudável do psiquismo humano.

Palavras-chave:

violência, agressividade, desenvolvimento, psicanálise, saúde

Biografia do Autor

Roberto Guido Girola

Psicanalista e editor do selo Idéias & Letras, São Paulo-SP

Publicado:

2009-09-16

Downloads

Como Citar

1.
Girola RG. Violência e saúde: uma perspectiva psicanalítica. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 16º de setembro de 2009 [citado 25º de abril de 2024];12(2). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/137