Experiências, necessidades e expectativas de pessoas com diabetes mellitus

Autores

  • Jose Adailton da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Karla Patricia Cardoso Amorim Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Cecília Nogueira Valença
  • Elizabethe Cristina Fagundes de Souza

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar as experiências, necessidades e expectativas dos sujeitos com diabetes, a partir da perspectiva da autonomia para a promoção da saúde. Trata-se de estudo exploratório-descritivo, qualitativo, aplicado na Estratégia Saúde da Família no Rio Grande do Norte. Participaram de três rodas de conversa 44 pessoas. Os dados foram submetidos à análise temática de conteúdo e geraram as categorias: “reconhecer os direitos e as responsabilidades”; “ser capaz de decidir com responsabilidade”; e “protagonismo dos sujeitos”. São descritas experiências, necessidades e expectativas dos sujeitos com diabetes sobre autonomia, autocuidado e qualidade de vida, para fazer levantamento, junto com os entrevistados,?sobre aspectos que propiciem construir propostas de ação para promover a saúde. Conclui-se que é necessário analisar a promoção da saúde na perspectiva da autonomia, considerando o respeito pelas escolhas das pessoas com diabetes.

Palavras-chave:

Promoção da saúde. Autonomia pessoal. Diabetes mellitus.

Biografia do Autor

Jose Adailton da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Saúde da Família. Doutorando em Saúde Coletiva. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Santa Cruz/RN, Brasil. 

Karla Patricia Cardoso Amorim, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós Doutora em Bioética. Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Medicina Clínica/UFRN, Natal/RN-Brasil.

Cecília Nogueira Valença

Doutora em Enfermagem. Programa de pós-graduação em saúde coletiva da UFRN/FACISA, Brasil.

Como Citar

1.
Silva JA da, Amorim KPC, Valença CN, de Souza ECF. Experiências, necessidades e expectativas de pessoas com diabetes mellitus. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 20º de março de 2018 [citado 20º de abril de 2024];26(1). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/1340