A experiência do comitê de bioética de um hospital público

Autores

  • Maridite Cristóvão Gomes de Oliveira
  • Reinaldo Ayer de Oliveira Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Maria Cezira Fantini Nogueira-Martins Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar e sistematizar a experiência do comitê de bioética do Hospital Geral de São Mateus, hospital público estadual de São Paulo. Foi adotada metodologia qualitativa de pesquisa, com estratégia de estudo de caso. Duas técnicas de pesquisa foram utilizadas: análise documental e questionário com perguntas abertas aplicado aos participantes do comitê de bioética. Por meio da análise do material obtido foram constituídas quatro categorias: histórico e evolução do comitê; motivação para participar dele; casos marcantes ali discutidos; sugestões para aperfeiçoamento do comitê. Verificou-se que, além de discutir e deliberar, o comitê de bioética desenvolveu também papel educativo em relação aos profissionais e equipes envolvidos. Esse papel foi expandido para a instituição como um todo, por meio de simpósios com temas ligados à bioética. O estudo revela a importância de estimular a criação de instâncias desse tipo nas instituições de saúde do Brasil.

Palavras-chave:

Bioética. Hospitais gerais. Hospitais públicos. Comitês de ética clínica.

Biografia do Autor

Maridite Cristóvão Gomes de Oliveira

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1975). Mestrado em Saúde Coletiva pelo Programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde da SES/SP (2016). 

Reinaldo Ayer de Oliveira, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Graduação em Medicina Humana pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (1971), mestrado em Bases Gerais da Cirurgia e Cirurgia Experimental pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977) - UNESP e doutorado em Patologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998)- UNESP. Doutorado reconhecido pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FMUSP. Atualmente é professor doutor de Bioética do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP. Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo - CREMESP. Coordenador do Centro de Bioética do CREMESP e membro de conselho editorial da Revista de Bioética do Conselho Federal de Medicina. Tem experiência na área de Medicina em Cirurgia Cardiovascular; Bioética; Ética Médica, atuando nos seguintes temas: bioética; ética médica; educação médica; residência médica e ética.

Maria Cezira Fantini Nogueira-Martins, Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Psicóloga. Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1975). Mestre e Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo (1994 e 1998). Pós doutorado em Pesquisa Qualitativa pelo Laboratório de Pesquisa Clínico-Qualitativa da UNICAMP (2005).  Pesquisadora Científica VI aposentada (Instituto de Saúde/SES-SP). Docente e orientadora do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva (Mestrado Profissional) da Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (CRH/SES-SP), tendo sido coordenadora do Programa no período de 2010 a 2013. Docente e orientadora cadastrada no Programa de Pós Graduação (stricto sensu) em Ciências da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (CCD/SES-SP), tendo sido vice-coordenadora do Programa (2010-2012). Responsável pela disciplina Humanização da Assistência nesse Programa. Responsável pela disciplina Pesquisa Qualitativa em Saúde nos dois programas. Membro da Comissão Científica do Instituto de Saúde, tendo sido coordenadora da Comissão no biênio 2009-2010. Professora de Metodologia Qualitativa de Pesquisa no curso de Pós Graduação Lato Sensu Formação em Psicodrama do Convênio SOPSP-PUCSP (2002-2011), tendo sido membro da equipe de Coordenação do curso (2006-2012). Docente convidada para a disciplina Métodos Qualitativos na Universidade Federal do Acre (2013). Docente convidada para a disciplina Pesquisa Qualitativa na Faculdade de Saúde Pública - USP (2014). Experiência em: Humanização em Saúde; Métodos Qualitativos de Pesquisa; Coordenação e Análise de Grupos Focais; Intervenções Grupais na área da Saúde.

Como Citar

1.
Oliveira MCG de, Oliveira RA de, Nogueira-Martins MCF. A experiência do comitê de bioética de um hospital público. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 1º de agosto de 2017 [citado 16º de abril de 2024];25(2). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/1261