Bioética e direito humano à alimentação adequada no contexto da terapia nutricional enteral

Autores

  • Carla Corradi-Perini Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Eloisa Cristina Gonçalves Santa Casa de Curitiba
  • Ivone Mayumi Ikeda Morimoto Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Cilene da Silva Gomes Ribeiro Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Thiago Rocha Cunha Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Resumo

Este estudo objetiva refletir à luz da Bioética a incorporação do conceito de Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) no âmbito da terapia nutricional enteral (TNE). Estudo longitudinal realizado com pacientes em nutrição enteral internados num hospital universitário de Curitiba. O respeito ao DHAA foi verificado a partir da análise de adequação da dieta oferecida aos pacientes. Os resultados demonstram que menos da metade dos pacientes recebeu uma dieta adequada (quantidade e qualidade), principalmente pelas intercorrências inerentes à doença/tratamento (diarreia, náuseas e vômitos, estase gástrica, jejum para exames/procedimentos). Entretanto, observa-se que limitação de recursos financeiros e fragilidades na organização dos serviços contribuem para essa realidade. A TNE evoluiu nas últimas décadas em relação às regulamentações e disponibilidade de produtos, porém, a análise bioética evidencia que há aspectos problemáticos a serem enfrentados para que o DHAA seja garantido também no contexto clínico e terapêutico.

Palavras-chave:

Bioética. Nutrição Enteral. Direito Humanos.

Biografia do Autor

Carla Corradi-Perini, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduação em Nutrição. Mestre em Ciências Farmacêutica. Doutora em Ciências da Saúde. Docente do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Linha de pesquisa Bioética Clínica e Humanização.

Eloisa Cristina Gonçalves, Santa Casa de Curitiba

Especialista em Terapia Nutricional. Nutricionista.

Ivone Mayumi Ikeda Morimoto, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestre em Engenharia de Produção. Nutricionista. Professora Adjunta do curso de graduação em Nutrição da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora de cursos de Especialização em Nutrição Clínica, Enfermagem e Fisioterapia. Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Curitiba e PUCPR.

Cilene da Silva Gomes Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Historia. Mestre em Engenharia de Produção.  Nutricionista.  Professora Adjunta do curso de graduação em Nutrição e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. 

Thiago Rocha Cunha, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor, Mestre e Especialista em Bioética. Professor do curso de graduação em Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Como Citar

1.
Corradi-Perini C, Gonçalves EC, Morimoto IMI, Ribeiro C da SG, Cunha TR. Bioética e direito humano à alimentação adequada no contexto da terapia nutricional enteral. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 22º de junho de 2018 [citado 29º de março de 2024];26(2). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/1202