Reforma curricular e intenção profissional de especialização médica
Resumo
A reforma determinada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em medicina estabeleceu como eixo do modelo didático-assistencial a atenção primária à saúde. Contudo, a escolha pela especialização pode ser influenciada por fatores individuais, culturais e socioeconômicos. O objetivo deste estudo foi avaliar os aspectos que motivam estudantes na escolha da carreira e o impacto da reforma curricular nesta decisão. Trata-se de pesquisa transversal, descritiva e quantitativa, com aplicação de questionários pela internet a 1.006 alunos de medicina das cinco regiões do Brasil. Concluiu-se que houve pouco interesse por medicina da família e comunidade (1,5%; n=15), ginecologia e obstetrícia (3,6%; n=31) e pediatria 4,7% (n=47). A afinidade pela área foi o principal fator nessa escolha, sendo considerada “muito importante” por 91,05% (n=916) dos discentes, seguida pelo estilo de vida pretendido (56,8% n=571).