Editorial


Resumo


João e Maria moram na periferia de uma grande cidade em um país encravado na periferia dos centros de poder e decisão. O lugar onde moram pode ser identificado como um daqueles ocupados pela emergente classe média, chamada no Brasil de classe “C”, grupo alçado à condição de consumidor pelo impulso promovido pelas políticas sociais de distribuição de renda. Nesse processo de ascensão a área em que moram ganhou um shopping center no qual seus filhos e netos vão “dar um rolezinho” e eles próprios se deleitar (e endividar), se refestelando no mercado – que estimula de forma extravagante seus desejos de consumo. Em quase toda a América Latina, em maior ou menor grau, bens que anteriormente estavam restritos aos mais abastados tornaram-se signos do desejo das classes mais populares. O consumo que era a marca da situação social privilegiada dos primeiros simboliza, agora, a ascensão social da classe “C”. Nesse processo que atrela a identidade ao consumo a marca é mais importante que o próprio produto, pois é ela que confere status e permite identificar pertencimento. 

 


Palavras-chave


Bioética

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