A ética no ensino superior na área da saúde: uma revisão integrativa


Resumo


Revisão integrativa com o objetivo de analisar como a ética no ensino superior na área da saúde é abordadana literatura, desenvolvida no período de janeiro de 2006 a dezembro de 2011, mediante pesquisa realizadanas bases SciELO e PubMed. Doze artigos preencheram os critérios de inclusão e as áreas com maior destaqueforam Medicina (6), Odontologia (3) e Enfermagem (2), um deles publicado em conjunto com a área de ServiçoSocial, e um artigo sobre Saúde Pública. Por meio da análise de conteúdo, foram eleitas duas categoriastemáticas: métodos e estratégias de ensino e avaliação da aprendizagem da ética. A análise indicou que asquestões envolvidas no ensino-aprendizagem da ética são complexas e incluem incertezas e diversidade deopiniões e valores morais. Os alunos devem trabalhar com o tema em disciplinas com abordagem transversal,oportunidade de trocar ideias e refletir sobre as questões.

Palavras-chave


Teaching; Ethics; Health

Texto completo:

PDF PDF (English)