Educação em bioética: desafios na formação de professores


Resumo


O presente artigo apresenta estudo que teve por foco a formação inicial de professores de Ciências e Biologia, no qual se procurou analisar, sob a ótica dos próprios licenciandos, as implicações do seu papel na formação ético-moral dos estudantes. Especificamente buscou-se identificar temas por eles considerados relevantes, capazes de suscitar discussões éticas com seus futuros alunos. Foram também levantadas algumas dificuldades em lidar com esses temas, segundo os entrevistados. O percurso metodológico passou pela análise de respostas às assertivas apresentadas aos licenciandos, os quais pertencem a três instituições de ensino superior do município de São Paulo. A análise, a partir da bioética na perspectiva de proteção, e os estudos da psicologia do desenvolvimento moral identificaram temas relacionados às

 

situações persistentes, às situações emergentes, ao meio ambiente e às situações escolares. A identificação, pelos licenciandos, de temas tradicionalmente abordados pela bioética traz o desafio de sua inserção na educação básica, constituindo importante instrumento para a conquista da cidadania ativa.


Palavras-chave


Bioética. Ensino fundamental e médio. Ciência. Ciência, tecnologia e sociedade. Docentes.

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