A dramatização como estratégia de ensino da comunicação de más notícias ao paciente durante a graduação médica


Resumo


Os autores revisaram 15 trabalhos da literatura mundial publicados entre 2005 e janeiro de 2010 com o objetivo de analisar a técnica de dramatização como estratégia de ensino. Como resultado, encontrou-se que a dramatização, no contexto de um conjunto de atividades do tipo oficina, laboratório (workshop) ou similar, é uma estratégia frequentemente utilizada para o ensino da comunicação de más notícias ao paciente durante a graduação médica. A dramatização tanto pode ser realizada mediante o desempenho de papéis (role playing) entre colegas como
pela utilização de pacientes simulados ou padronizados. Catorze dos 15 trabalhos revisados utilizam ou recomendam a dramatização como parte prática do treinamento desta habilidade. Os autores concluem que a dramatização constitui estratégia adequada para o ensino da
comunicação de más notícias ao paciente durante a graduação médica.

Palavras-chave


Métodos de estudo de matéria médica. Desempenho de papéis. Comunicação. Aprendizagem. Notícias. Bioética.

Texto completo:

PDF PDF (English)