Bioética e humanização na fase final da vida: visão de médicos

Autores

  • Fernando Toledo Oliveira Universidade Paulista
  • Daniela Aparecida Flávio Universidade Paulista
  • Mariana Orefice Marengo Universidade Paulista
  • Ricardo Henrique Alves da Silva Universidade de São Paulo

Resumo

Com o objetivo de identificar o posicionamento dos médicos frente à terminalidade da vida realizou-se uma pesquisa por meio de questionário, com questões abertas e fechadas, aplicada a médicos cuja atividade envolvesse pacientes terminais. O estudo foi realizado em duas instituições hospitalares no município de Bauru/SP. Os resultados indicaram que 70% dos médicos participantes informam o diagnóstico verdadeiro para o paciente terminal, mas 80% não esclarecem quanto tempo viverão. A maioria (90%) afirma adotar o suporte emocional com seus pacientes e 70% acreditam que o cuidado paliativo melhora a qualidade de vida dos mesmos; e apenas 50% relatam seguir esses cuidados. Concluímos que o posicionamento dos médicos com relação aos cuidados paliativos é fragmentado, envolvendo algumas dificuldades no que se refere à terminalidade da vida, principalmente com relação aos esclarecimentos e às opções dos pacientes, denotando a necessidade de ampliação nos debates referentes à relação entre bioética e terminalidade da vida.

Palavras-chave:

Bioética. Humanização da assistência. Doente terminal. Cuidados paliativos.

Biografia do Autor

Fernando Toledo Oliveira, Universidade Paulista

Mestre em Saúde Coletiva. Professor Adjunto de Ética, Bioética e Biodireito, do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Paulista - Campus Bauru. 

Daniela Aparecida Flávio, Universidade Paulista

Aluna de Graduação em Enfermagem da Universidade Paulista - Campus Bauru.

Mariana Orefice Marengo, Universidade Paulista

Aluna de Graduação em Enfermagem da Universidade Paulista - Campus Bauru.

Ricardo Henrique Alves da Silva, Universidade de São Paulo

Doutor em Odontologia Legal. Professor de Odontologia Legal, Bioética e Ética Profissional da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - USP.

Como Citar

1.
Oliveira FT, Flávio DA, Marengo MO, da Silva RHA. Bioética e humanização na fase final da vida: visão de médicos. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 2º de maio de 2011 [citado 28º de março de 2024];19(1). Disponível em: http://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/553