Comitês de Ética em Pesquisa Levantamento de 26 Hospitais Brasileiros

Autores

  • Carlos Fernando Francisconi
  • Délio José Kipper
  • Gabriel Oselka
  • Joaquim Clotet
  • José Roberto Goldim

Resumo

As normas de pesquisa em saúde, sejam nacionais ou internacionais, prevêem que todos os projetos de pesquisa que envolvam serem humanos, antes de serem executados, devem ser submetidos à análise e aprovação de um Comitê de ética em Pesquisa. O objetivo do presente trabalho foi realizar um levantamento do funcionamento dos Comitês de Ética em pesquisa em instituições de saúde no Brasil, de como se está fazendo pesquisa em seres humanos e quais os mecanismos institucionais que estão sendo utilizados para controlá-la. Os dados obtidos demonstram, em primeiro lugar, que é lamentável a forma como vem sendo realizada a pesquisa biomédica no Brasil, em relação aos parâmetros de caráter ético estabelecido por normas nacionais e internacionais. Em segundo lugar, a necessidade de uma ampla divulgação das orientações nacionais e internacionais de pesquisa em saúde e do papel relevante dos Comitês de Ética em Pesquisa.

Palavras-chave:

Comitês de Ética em Pesquisa, Comissões de Ética, pesquisa biomédica

Biografia do Autor

Carlos Fernando Francisconi

Professor adjunto dos Departamentos de Medicina Interna das Faculdades de Medicina da PUCRS e UFRGS; coordenador do Programa de Apoio aos Problemas de Bioética, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS)

Publicado:

2009-11-05

Downloads

Como Citar

1.
Francisconi CF, Kipper DJ, Oselka G, Clotet J, Goldim JR. Comitês de Ética em Pesquisa Levantamento de 26 Hospitais Brasileiros. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 5º de novembro de 2009 [citado 17º de abril de 2024];3(1). Disponível em: http://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/431