Caminho do diálogo II: ampliando a experiência bioética para o ensino médio

Autores

Resumo

A inserção da bioética na educação básica e a bioética ambiental são duas vertentes em ascensão. Na confluência dessas duas áreas, desponta ação promovida pela Organização das Nações Unidas denominada “Objetivos do desenvolvimento sustentável”, cuja agenda propõe 17 objetivos a serem cumpridos até 2030 para o equilíbrio das dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento. Neste escopo foi realizada a atividade “Caminho do diálogo II”, que apresentou estudantes de ensino médio à reflexão sobre bioética e aos objetivos do desenvolvimento sustentável. Este artigo relata a experiência dessa intervenção e discute a bioética no contexto da educação, sem a intenção de trabalhar formalmente conceitos de bioética, mas de introduzir a perspectiva bioética pelo diálogo interdisciplinar de forma a identificar vulnerabilidades e debater soluções em meio ambiente, desenvolvimento e sustentabilidade. 

Palavras-chave:

Indicadores de desenvolvimento sustentável. Educação em saúde ambiental. Ensino fundamental e médio. Educação. Bioética.

Como Citar

1.
Fischer ML, da Cunha TR, Lummertz TB, Martins GZ. Caminho do diálogo II: ampliando a experiência bioética para o ensino médio. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 20º de março de 2020 [citado 28º de março de 2024];28(1). Disponível em: http://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/2127