Avaliação do conhecimento de estudantes de medicina sobre sigilo médico

Autores

Resumo

O sigilo médico é um dos princípios basilares da medicina, e espera-se que o profissional da área sempre resguarde o que lhe é relatado ou descoberto. Este estudo objetiva avaliar o conhecimento dos estudantes de medicina de uma universidade privada de Salvador/BA sobre o sigilo na relação médico-paciente. Trata-se de estudo transversal, descritivo e observacional realizado entre agosto e novembro de 2017 com 305 alunos de medicina do primeiro ao décimo primeiro semestre, por meio de questionário estruturado com situações problema sobre sigilo profissional, com base no Código de Ética Médica, Capítulo IX. Foi estabelecido aleatoriamente um grau de conhecimento suficiente e insuficiente para os estudantes. A maioria deles mostrou conhecimento suficiente, e o décimo primeiro semestre obteve mais acertos nos casos problema propostos no questionário. Portanto, torna-se necessário aprofundar continuamente o estudo da temática de forma transversal, devido a sua importância na relação médico-paciente. 

Palavras-chave:

Confidencialidade. Ética profissional. Códigos de ética. Juramento hipocrático. Educação médica. Estudantes de medicina.

Como Citar

1.
Fernandes dos Santos Lima SM, da Silva SMM, Neves NMBC, Lopes Crisostomo LM. Avaliação do conhecimento de estudantes de medicina sobre sigilo médico. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 20º de março de 2020 [citado 28º de março de 2024];28(1). Disponível em: http://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/1976