Conhecimento sobre a bioética e a Lei 11.794/2008 na graduação

Autores

Resumo

O uso de animais para fins didáticos e de pesquisa requer cuidados específicos. Atualmente, vigora no Brasil a Lei 11.794/2008, que rege parâmetros legais de manejo e conduta neste caso. Esta lei foi acompanhada da instalação ou adequação de comissões de ética em instituições que utilizam animais para ensino e investigação, bem como da criação do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal. No entanto, apesar dos avanços, especialmente na legislação, ainda não foi consolidada nenhuma grande mudança de comportamento de pesquisadores e alunos de graduação que manuseiam animais em laboratório. A divulgação de informações deixa a desejar, e a prática acaba por repercutir a carência de reflexão ética. Este artigo busca averiguar o atual conhecimento bioético de alunos de graduação e professores com o objetivo de estimular mudanças de conduta. 

Palavras-chave:

Ética. Bioética. Experimentação animal. Animais de laboratório. Alternativas ao uso de animais. Comitês de cuidado animal.

Como Citar

1.
Dittrich N, Pires GN de S, Tufik S, Andersen ML. Conhecimento sobre a bioética e a Lei 11.794/2008 na graduação. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 20º de setembro de 2019 [citado 19º de março de 2024];27(3). Disponível em: http://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/1946