Fases psicológicas de gestantes com HIV: estudo qualitativo em hospital

Autores

Resumo

Houve mudança de paradigma quanto ao prognóstico da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana, passando da morte para problema crônico, mas ainda hoje a infecção implica revisão de vida da mulher que convive com a doença. O objetivo deste artigo foi apresentar as fases psicológicas pelas quais passam as gestantes após descobrirem a contaminação. Foi realizado estudo clínico-qualitativo a partir de entrevistas individuais, e a amostra foi intencional e fechada pelo critério de saturação teórica. Após análise qualitativa de conteúdo, foram estabelecidas três fases psicológicas evolutivas: confusão emocional, dúvida existencial e ambiguidade funcional. A notícia do teste positivo desencadeia emoções intensas e mecanismos de defesa, sobretudo devido ao medo de transmissão vertical. Dessa forma, é fundamental que equipes de saúde ampliem a compreensão sobre esta vivência tão significativa para gestantes e seus familiares.

 

Palavras-chave:

Síndrome de imunodeficiência adquirida. Gravidez. Bioética. Pesquisa qualitativa.

Biografia do Autor

Rodrigo Almeida Bastos, Universidade Estadual de Campinas

Enfermeiro. Especialista em Acupuntura. Mestre em Psicologia. Doutorando em Tocoginecologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Nara Regina Bellini, Universidade Estadual de Campinas

Especialista em Enfermagem Obstétrica, Faculdade de Enfermagem, Departamento de Enfermagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Carla Maria Vieira, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Ciências Médicas, Faculdade de Ciências Médicas, Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria, Universidade Estadual de Campinas

Claudinei Campos, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Ciências Médicas, Faculdade de Enfermagem, Departamento de Enfermagem, Universidade Estadual de Campinas.

Egberto Ribeiro Turato, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Ciências Médicas, Faculdade de Ciências Médicas, Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria, Universidade Estadual de Campinas.

Como Citar

1.
Bastos RA, Bellini NR, Vieira CM, Campos C, Turato ER. Fases psicológicas de gestantes com HIV: estudo qualitativo em hospital. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 19º de junho de 2019 [citado 19º de abril de 2024];27(2). Disponível em: http://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/1942