Edentulismo total em idosos: envelhecimento ou desigualdade social?

Autores

  • Luciana Colares Maia Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Simone de Melo Costa Universidade Estadual de Montes Claros- Unimontes http://orcid.org/0000-0002-0266-018X
  • Daniella Reis Barbosa Martelli Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Antônio Caldeira Prates Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Resumo

Este trabalho estimou a prevalência autorreferida de edentulismo total em idosos cadastrados na Estratégia de Saúde da Família e identificou fatores socioeconômicos associados. Estudo com idosos de 60 anos ou mais, de um município de Minas Gerais, Brasil. A coleta foi domiciliar por meio de dados sociodemográficos, econômico, de saúde geral e bucal. A estatística utilizou a variável dependente edentulismo total, com nível de significância 5%.  Participaram 1.750 idosos, 63,4% mulheres, 11,5% analfabetos e 27,8% com renda familiar abaixo do salário mínimo.  O edentulismo total foi para 46,4%, com maior prevalência nas mulheres, idade ? 80 anos, nos solteiros/viúvos/divorciados, analfabetos e idosos que não procuraram por serviço odontológico nos últimos seis meses (p<0,05). A renda familiar foi menor para os edêntulos (mediana = R$1.800,00) que não edêntulos (p =0,001). Constatou-se alta prevalência de edentulismo associada aos fatores socioeconômicos, demonstrando iniquidade em saúde bucal e, portanto necessidade de proteção do Estado.

Palavras-chave:

Idoso. Perda de dente. Fatores socioeconômicos. Disparidades nos níveis de saúde. Saúde bucal. Atenção primária à saúde.

Biografia do Autor

Luciana Colares Maia, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Médica Geriatra.

Doutoranda - Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, Departamento de Medicina. Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Simone de Melo Costa, Universidade Estadual de Montes Claros- Unimontes

Cirugiã-dentista.

Doutora em Odontologia, Saúde Coletiva

Pós-doutorado em Odontologia, Saúde Coletiva.

Professora do curso de Odontologia e do Programa de Pós-graduação em Cuidado Primário em Saúde  - Unimontes

Daniella Reis Barbosa Martelli, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Cirurgiã-dentista

Doutora em Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Cuidado Primário em Saúde, Departamento de Odontologia. Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Antônio Caldeira Prates, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutor em Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Cuidado Primário em Saúde, Departamento de Medicina. Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Como Citar

1.
Maia LC, Costa S de M, Martelli DRB, Prates AC. Edentulismo total em idosos: envelhecimento ou desigualdade social?. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 20º de março de 2020 [citado 29º de março de 2024];28(1). Disponível em: http://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/1940