Desafios atuais da bioética brasileira

Autores

  • Flávia Regina Souza Ramos Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina
  • Laura Cavalcanti de Farias Brehmer Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina
  • Bruna Pedroso Canever Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luciana Ramos Silveira Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-1844-7252
  • Maria Itayra Padilha Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar os desafios atuais da bioética no Brasil. Trata-se de pesquisa exploratória, analítica, de abordagem qualitativa e perspectiva histórico-social. Utilizou-se a técnica de entrevista semiestruturada, e a seleção dos participantes (14 pesquisadores brasileiros) se deu por conveniência e amostragem por bola de neve. Dos resultados surgiram quatro eixos: características da bioética brasileira; desafio de ultrapassar fronteiras; dificuldade de aproximação à política da bioética; e introdução desse campo do conhecimento no âmbito acadêmico. Concluiu-se que, como processo em permanente devir, a bioética transpôs diversas barreiras desde que chegou ao país e, à medida que avança e se constitui como campo de conhecimento e ação política, novos desafios se apresentam.

 

Palavras-chave:

Bioética. Brasil. Política. Ética. História.

Biografia do Autor

Flávia Regina Souza Ramos, Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-Doutora em Educação (Universidade de Lisboa). Professora do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC). Florianópolis (SC), Brasil.

Laura Cavalcanti de Farias Brehmer, Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis (SC), Brasil.

Bruna Pedroso Canever, Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis (SC), Brasil.

Luciana Ramos Silveira, Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC). Florianópolis (SC), Brasil. Bolsista: Capes

Maria Itayra Padilha, Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-Doutora em História da Enfermagem (University of Toronto). Professora do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC). Florianópolis (SC), Brasil.

Como Citar

1.
Ramos FRS, Brehmer LC de F, Canever BP, Silveira LR, Padilha MI. Desafios atuais da bioética brasileira. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 20º de setembro de 2019 [citado 28º de março de 2024];27(3). Disponível em: http://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/1840