Ética e moral: reflexões de dentistas do serviço público

Autores

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a dimensão ética vivenciada por dentistas na prática profissional de uma cidade do Rio Grande do Sul, Brasil, a fim de contribuir para aprimorar o trabalho desse profissional. O estudo é de cunho qualitativo com análise de conteúdo. Foi utilizada entrevista semiestruturada para coletar dados, e participaram da amostra oito dentistas. Os resultados mostram que há problemas no entendimento do Código de Ética Odontológica por parte da maioria dos dentistas participantes, e pouco conhecimento de ética profissional, o que leva à falta de reflexões sobre a prática diária. O estudo sugere que falhas éticas podem ter relação com o conteúdo ministrado na graduação dos profissionais, na qual predominava a prática curativa com foco nas questões técnicas de ensino e pouca ênfase em humanização, prevenção e promoção de saúde.

 

Palavras-chave:

Ética. Odontologia. Setor público.

Biografia do Autor

Aline Krüger Batista, Universidade Franciscana

Mestre em Ciências Odontológicas - Saúde Coletiva (UFSM)- Docente do curso de Odontologia da Universidade Franciscana (UFN)

Fernanda Dalmolin de Camargo

Cirurgiã-Dentista- Universidade Franciscana -Santa Maria-Brasil-RS

Beatriz Unfer, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Odontologia Preventiva e Social (UNESP) – Docente do curso de Odontologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Como Citar

1.
Batista AK, Camargo FD de, Unfer B. Ética e moral: reflexões de dentistas do serviço público. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 19º de junho de 2019 [citado 19º de abril de 2024];27(2). Disponível em: http://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/1837