Óbitos evitáveis em menores de cinco anos na região Macro Norte do estado de Minas Gerais

Autores

Resumo

Trata-se de um estudo epidemiológico de caráter descritivo, com objetivo avaliar os óbitos por causas evitáveis em menores de cinco anos ocorridos no ano de 2013, na região Macro Norte de Minas Gerais.  A amostra populacional foi composta por crianças menores de cinco anos. Os óbitos evitáveis em Minas Gerais, divididos por Macro Regiões: Norte, Sudeste, Leste, Oeste, Centro, Sul, Nordeste, Triangulo do Norte, Noroeste, Triangulo Sul, centro Sul, Leste do Sul, Jequitinhonha, Ignorado-MG, totalizaram 3641 neste mesmo ano, sendo que a Macrorregião Norte apresenta 392 óbitos por causa evitáveis. Em Minas Gerais, na região macro norte foi observado à prevalência de óbitos evitáveis em crianças do sexo masculino; prevaleceram os óbitos em crianças de cor parda, quando avaliados os óbitos divididos por raça e cor. Destacam-se também os óbitos divididos por faixa etária.

Palavras-chave:

Óbitos evitáveis. Mortalidade infantil. Dados epidemiológicos.

Biografia do Autor

Ingryde Salles Silva de Oliveira

Bacharel em Enfermagem pela Faculdade de Saúde Ibituruna-FASI. Montes Claros-MG. Brasil

Rodrigo Silva Torres

Bacharel em Enfermagem pela Faculdade de Saúde Ibituruna-FASI. Montes Claros-MG. Brasil.

Fernanda Cardoso Rocha, Faculdade de Saúde Ibituruna- FASI

Bacharel em Psicologia pela Faculdade de Saúde Ibituruna- FASI. Especialista em Politicas Públicas com Ênfase em Saúde da Familia. Montes Claros- MG.

Tadeu Nunes Ferreira

Especialista em Educação Profissional na Área da Saúde. Mestrando em Tecnologia da Informação Aplicada à Biologia Computacional. Professor da disciplina de Saúde da Criança nas Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE) e Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI). Montes Claros-MG. Brasil. 

Como Citar

1.
Oliveira ISS de, Torres RS, Rocha FC, Ferreira TN. Óbitos evitáveis em menores de cinco anos na região Macro Norte do estado de Minas Gerais. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 12º de setembro de 2018 [citado 28º de março de 2024];26(3). Disponível em: http://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/1497