Interfaces, Lacunas e Desafios entre Bioética e Oncologia

Autores

  • Camila Vasconcelos Carnaúba Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Luis Fernando Biasoli Universidade de Caxias do Sul (UCS) - docente

Resumo

A Bioética e a Oncologia são áreas interdisciplinares que visam ao entendimento integral do ser humano. Questiona-se, portanto, como ambos campos tem dialogado entre si. O presente artigo trata-se de um estudo de revisão sistemática que buscou no SciELO, PUBMED e LILACS os descritores: Oncologia (Oncology) ou câncer (cancer); Bioética (Bioethics) ou Ética (Ethics). Dezesseis estudos compartilharam discussões em Oncologia e Bioética. Foi discutido sobre o nível de conhecimento ou aplicação de princípios em Bioética na Oncologia; dificuldades e conflitos éticos na comunicação médico-paciente; além dos aspectos e normas éticas em pesquisa. Há necessidade de garantir a aplicação dos princípios bioéticos; ampliar o investimento no ensino formal em Bioética e em habilidades interpessoais e de comunicação médico-paciente; e divulgar a Bioética. Ainda são poucos os estudos que promovem interfaces entre essas áreas. Espera-se que mais estudos viabilizem a continuidade daqueles já realizados ou que novos interesses se construam a partir disso. 

Palavras-chave:

Bioética. Oncologia. Saúde.

Biografia do Autor

Camila Vasconcelos Carnaúba Lima, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Psicologia - UFAL
Residência em Saúde do Adulto e do Idoso - HUPAA/UFAL
Pós-graduação em Teorias e Técnicas Comportamentais -CESMAC
Graduação em Psicologia - UFAL

Luis Fernando Biasoli, Universidade de Caxias do Sul (UCS) - docente

Doutor e mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição.  Atualmente é professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e da Faculdade Nossa Senhora de Fátima. É coordenador da Pós-graducação em Bioética na UCS.

Como Citar

1.
Vasconcelos Carnaúba Lima C, Fernando Biasoli L. Interfaces, Lacunas e Desafios entre Bioética e Oncologia. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 12º de setembro de 2018 [citado 29º de março de 2024];26(3). Disponível em: http://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/1494