Percepção de pacientes oncológicos sobre terminalidade de vida

Autores

  • Lauren Tana Comin Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
  • Marina Panka Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Vilma Beltrame Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Jovani Antônio Steffani Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Elcio Luiz Bonamigo Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Objetivou-se analisar, por meio de pesquisa descritiva, a percepção de pacientes oncológicos diante da terminalidade da vida. Aplicou-se questionário para 100 pacientes oncológicos, dos quais 85% desconheciam testamento vital/diretivas antecipadas de vontade, 81% desconheciam cuidados paliativos e 70% desconheciam ordem de não reanimar. Após esclarecimento sobre os termos empregados, 62% concordariam em elaborar testamento vital/diretivas antecipadas de vontade, 82% concordariam em receber cuidados paliativos
no domicílio e 64% em ser reanimados em qualquer situação, mas a maioria (73%) discordou da prática de distanásia. Apenas 11% referiram inadequação na forma de comunicação de seu diagnóstico pelo médico. A presença de metástases suscitou reflexão mais ampla sobre terminalidade da vida. Os resultados permitem inferir que é necessário incentivar a discussão sobre terminalidade da vida na população durante a assistência aos pacientes, bem como estimular o debate sobre o assunto durante a formação de profissionais de saúde.

Palavras-chave:

Doente terminal. Serviço hospitalar de oncologia. Cuidados paliativos. Testamentos quanto à vida. Ordens quanto à conduta (ética médica).

Biografia do Autor

Lauren Tana Comin, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Mestrado em Biociências e Saúde

Marina Panka, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Mestrado em Biociências e Saúde.

Vilma Beltrame, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Mestrado em Biociências e Saúde

Jovani Antônio Steffani, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Mestrado em Biociências e Saúde.

Elcio Luiz Bonamigo, Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Médico oftalmologista em Joaçaba, professor de Bioética e Oftalmologia da UNOESC - Universidade do Oeste de Sata Catarina,  doutor em Bioética.

Como Citar

1.
Comin LT, Panka M, Beltrame V, Steffani JA, Bonamigo EL. Percepção de pacientes oncológicos sobre terminalidade de vida. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 1º de agosto de 2017 [citado 28º de março de 2024];25(2). Disponível em: http://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/1472